Arte Grega e resolução de exercícios

Olá 1º ano! Tudo bem pessoal?

Eis um vídeo sobre arte grega muito bom:

Outra abordagem mais descontraída sobre a cultura grega:

Como combinamos envio a correção dos exercícios sobre cultura clássica e civilização greco-romana. Qualquer dúvida com os exercícios adicionais, me procurem, ok?
Ah, dentre os ensinamentos do grego Hipócrates, considerado “o pai da Medicina”, temos seu juramento, lido até hoje nas formaturas de Medicina: 

Juramento de Hipócrates

“Eu juro, por Apolo médico, por Esculápio, Hígia e Panacea, e tomo por testemunhas todos os deuses e todas as deusas, cumprir, segundo meu poder e minha razão, a promessa que se segue: Estimar, tanto quanto a meus pais, aquele que me ensinou esta arte; fazer vida comum e, se necessário for, com ele partilhar meus bens; ter seus filhos por meus próprios irmãos; ensinar-lhes esta arte, se eles tiverem necessidade de aprendê-la, sem remuneração e nem compromisso escrito; fazer participar dos preceitos, das lições e de todo o resto do ensino, meus filhos, os de meu mestre e os discípulos inscritos segundo os regulamentos da profissão, porém, só a estes. Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém. A ninguém darei por comprazer, nem remédio mortal nem um conselho que induza a perda. Do mesmo modo não darei a nenhuma mulher uma substãncia abortiva.  Conservarei imaculada minha vida e minha arte. Não praticarei a talha, mesmo sobre um calculoso confirmado; deixarei essa operação aos práticos que disso cuidam.
Em toda casa, aí entrarei para o bem dos doentes, mantendo-me longe de todo o dano voluntário e de toda a sedução, sobretudo dos prazeres do amor, com as mulheres ou com os homens livres ou escravizados.
Àquilo que no exercício ou fora do exercício da profissão e no convívio da sociedade, eu tiver visto ou ouvido, que não seja preciso divulgar, eu conservarei inteiramente secreto.
Se eu cumprir este juramento com fidelidade, que me seja dado gozar felizmente da vida e da minha profissão, honrado para sempre entre os homens; se eu dele me afastar ou infringir, o contrário aconteça.”
(fonte: CREMESP – Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo)

http://www.cremesp.org.br/?siteAcao=Historia&esc=3

Resolução de ExercíciosCultura Clássica – p. 45 e 46 

 1. O pensamento do filósofo Tales de Mileto corresponde ao primeiro momento da filosofia grega, isto é, ao Período pré-Socrático. 

2. O historiador grego Heródoto, autor da famosa frase: “O Egito é uma dádiva do Nilo”. 

3. No pensamento clássico grego e romano verifica-se que o homem é o centro de todas as coisas. Há no pensamento clássico uma atitude indagativa, que se manifesta na Filosofia e nas Ciências, e uma valorização da razão.

Nos povos da Antiguidade Oriental predomina uma submissão do homem em relação às suas crenças. 

4. Os deuses têm forma, virtudes e temperamentos tipicamente humanos e, por serem diferentes, atraem diferentes devotos em várias situações. Não existiam sacerdotes nem a promessa de vida após a morte. 

5. Os gregos contribuíram de forma importante com a Arte, a Literatura e a Filosofia e, principalmente, com um espírito de indagação que impulsionou a Ciência, buscando explicações racionais.

Os romanos eram mais práticos em relação aos gregos. Eles contribuíram em áreas importantes como a Política e o Direito, técnicas de engenharia e artes militares. Também foi importante a língua latina, que era uma língua comum ao Império Romano. 

6. Chamamos helenismo à síntese das culturas grega e oriental que floresceu após as conquistas de Alexandre da Macedônia. A zona de difusão se  estendeu da Itália à Índia e Ásia Central. 

Resolução de ExercíciosCivilização Clássica Greco-Romana – p. 47 e 48 

1. Apesar da diversidade na interpretação, poderíamos destacar, entre outros aspectos, o fato de que, mesmo respeitando a tradição religiosa, através da mitologia, a liberdade de expressão e o reconhecimento do homem como centro de sua cultura constituíam a base do pensamento grego, que lhe permitiu atingir umnível superior ao de outros povos. 

2. Transformou o cristianismo de seita em religião universal. 

3. Em Roma, as energias humanas estavam canalizadas para a construção de um mundo para os homens, dessa maneira os romanos estenderam a cidadania aos seus domínios. Abria-se um cosmopolitismo no Império. A cidadania, dando uniformidade a todos os povos do Império, resultava também numa forma de domínio e melhor administração.

 4. O humanismo pode ser definido como uma atitude que coloca o homem no centro do cenário do mundo. Define os objetivos da humanidade como a criação de uma cultura a serviço das necessidades, interesses e aspirações dos homens.

________

Bons estudos!

Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

